Impressões de uma segunda-feira filosófica.

Estive lendo e ouvindo pela manhã. Ouvi um Bono Vox, falando de fé, li textos de amigos, admirei a complexidade humana de labirintos, e me surpreendi com um Cristo se revelando fora da igreja que conheço. E se revelando muito mais Cristo, muito mais amor, muito mais compreensão, muito mais humanidade, um verdadeiro Camarada.

"A desumanização é um acidente trágico à que nós estamos sujeitos no processo de buscar a nossa humanização crescente. O que temos pela frente é essa caminhada onde "ser" e "deixar de ser" se embatem." (Paulo Freire)

O que vivemos hoje, dentro desse Cristianismo confuso e dissoluto, é uma espiritualização do fatalismo e alienação de um ser humano, justificando seu (quase) completo desinteresse pela vida do outro, e sua (quase) sintetização do universo como sendo a mera circunstância de sua tênue e fútil vida. Assim, esse cristianismo de hoje (quase) não gera transformações que mergulham além de uma superfície de jargões, versículos, hábitos e programações. Essas ainda servem para esconder um interior sombrio e fétido. Assim, espiritualiza-se a desumanidade, democratiza-se a sem-vergonhisse. O que acontece na política, na sociedade, ainda é (quase) o mesmo que acontece na igreja.

O que nos salvam são esses "quases"... Pura graça incompreensível.

"... eu fiquei com Marx, na mundanidade, à procura de Cristo, na transcendentalidade." (Paulo Freire)

Muito bom mesmo o seu

Muito bom mesmo o seu texto... como está difícil viver nesse mundo... onde as pessoas (quase) sempre se preocupam mais com religião do que com seu próximo... usam um texto sem contexto, o que comumente gera pretexto! como é engraçado percebermos em nosso dia-a-dia como as pessoas (quase) sempre se esquecem de serem elas mesmas, almejando ser o que a sociedade deseja... na verdade é triste!! Mesmo não pertencendo a esse mundo, vivemos nele... mas é bom saber que há jovens que ainda fazem a diferença!!! Deus te dê graça... sempre!

rpz, precisamos, como têm

rpz, precisamos, como têm dito alguns cristãos perdidos por aí, voltar às origens... nessa sana de entendimento do teológico, a que nós tb nos submetemos e tentamos exercitar, acaba faltando busca, acaba faltando humilhaçãoi diante do Cristo, para que realmente entendamos que a espiritualidade não tem nada de fatalista e alienante, nem que a vida tenha só uma futilidade de ser uma mera vida... Pelo contrário, para que entendamos que a espiritualidade tem inclusive muito de que não podemos compreender jamais... Graças à Deus e à Sua misericórdia

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação